Reforma de estofado: conheças todas as vantagens!

É normal que os móveis apresentem rasgos ou desgastes com o passar dos anos. Quando isso acontece, a reforma do estofado é bastante recomendada. Trata-se de um serviço capaz de dar uma cara nova aos móveis, mas sem gastar muito.

A reforma também é recomendada quando o que incomoda é, na verdade, o estilo do revestimento. Se a cor ou a estampa do sofá, por exemplo, ficou antiquada, uma empresa especializada pode ajudar a renovar aparência dessa peça.

Esses são apenas alguns casos em que a reforma do estofado pode ser a solução para restaurar a beleza dos seus móveis. Neste post, entenda melhor como funciona a reforma de estofado e as vantagens de investir nesse serviço.

Como funciona a reforma de estofado?

A reforma do estofado é feita com a troca do tecido e ou espuma que reveste todo o móvel. O processo envolve as seguintes etapas:

  1. identificar as medidas do tecido antigo para comprar o novo revestimento;
  2. remover o revestimento antigo — é importante deixar as marcas da costura para facilitar a inserção do novo tecido;
  3. verificar o estado da espuma antiga — se estiver em mau estado, pode ser necessário fazer a troca;
  4. verificar a necessidade de arrumar molas e percintas (o que garante apoio e conforto à estrutura do móvel);
  5. recortar o novo tecido de acordo com as medidas do revestimento antigo;
  6. costurar o novo tecido com ajuda da máquina de costura — essa é uma das partes mais técnicas do processo, pois cada móvel pode demandar uma costura específica;
  7. grampear o novo revestimento — após costurar o novo tecido de acordo com as medidas do revestimento antigo, é chegada a hora de colocá-lo no móvel com a ajuda de um bom grampeador de madeira.

São essas as etapas envolvidas na reforma do estofado. Pelo caráter técnico de algumas tarefas e pela necessidade de utilizar ferramentas específicas, a nossa recomendação é que você busque uma empresa especializada para realizar o processo e garantir um resultado impecável.

Quais são as principais vantagens?

Antes de decidir se vai reformar o estofado de um sofá ou de uma poltrona antiga, confira por quais razões essa pode ser a decisão certa.

Economizar com a reforma

Reforma estofado

Pode parecer mais vantajoso gastar algumas centenas no sofá novo de uma grande loja de móveis, por exemplo, mas a tendência é que você precisará substituí-lo em alguns anos quando ele começar a desmoronar.

Alguns móveis são atualmente feitos em grandes linhas de produção em massa, o que significa que os materiais e a construções podem deixar a desejar em termos de qualidade.

Por essa razão, reformar os móveis mais antigos e resistentes pode acabar sendo uma economia de dinheiro a longo prazo. Você pode colocar um novo estofado uma vez e não precisará substituir o móvel até que esteja pronto para outra troca de tecido anos depois.

Faça o teste e considere o preço que você pagou por seus móveis há muitos anos. Compare-o com o preço dos móveis produzidos hoje em dia: você vai perceber que é mais econômico gastar agora para reestofá-los e consertá-los, em vez de jogá-los no lixo e comprar peças novas que não resistirão ao teste do tempo.

Não desperdiçar a originalidade de suas antiguidades

Se você tem móveis exclusivos ou antigos com algum tipo de desgaste, provavelmente já pensou em comprar móveis novos, mas a verdade é que você terá dificuldades de encontrar algo com um estilo semelhante nas lojas de móveis.

Em vez de sacrificar as suas peças originais, basta embalá-las novamente em um novo tecido. Quem sabe você encontra uma aparência mais moderna que combine com o design da sua casa. Quando você decide investir na reforma do estofado, é possível escolher praticamente qualquer tipo de tecido ou padrão.

Além disso, não precisa se preocupar com a qualidade do resultado. Com um bom reparo, você não perderá o valor original da sua antiguidade. Quando reparos são feitos de maneira perfeita, o resultado é uma peça restaurada sem falhas.

Garantir o conforto que você já conhece

Reforma de estofados

Se você mal pode esperar para chegar em casa e relaxar no sofá ao final de um longo dia, é bem provável que tenha uma peça confortável para chamar de sua. Você não vai querer correr o risco de substituir o seu sofá por uma versão que talvez não seja tão agradável.

Por que não, em vez de comprar um móvel novo, reformar o estofado para garantir a qualidade que você já conhece? Muitos móveis hoje em dia são produzidos com materiais baratos, e pode ser difícil encontrar algo bem-feito.

Então, se você já tem algo confortável que precisa de alguns consertos, pense em atualizar o visual com um tecido novo, em vez de jogá-lo no lixo.

Mudar o estilo da sua casa

Você já pensou em remodelar a sua casa, mas realmente quer evitar gastar muito dinheiro? Mudar o estofado dos móveis pode ser um belíssimo começo.

Com essa reforma, você pagará uma fração do que pagaria comprando móveis novos e ainda poderá injetar mais personalidade ao design da sua casa.

Manter os móveis à prova de animais e crianças

Reforma de estofados

Se você tem um animal de estimação como um gato ou cachorro, ou crianças pequenas, reformar o estofado do sofá e outros móveis da sua sala pode protegê-los por muito mais tempo.

Às vezes, haverá rasgos, quebras e manchas por causa de brincadeiras das crianças ou dos pets. Se o seu mobiliário já está muito desgastado e você deseja consertá-lo, considere investir em reparos.

Ajudar o meio ambiente

Toneladas de móveis antigos e quebrados vão para aterros sanitários todos os anos, liberando enormes quantidades de dióxido de carbono na atmosfera. Já o conserto do sofá, por exemplo, está mantendo esse móvel fora dos aterros e evitando mais poluição ao meio ambiente.

Quando vale a pena investir na reforma de estofado?

A principal maneira de saber se vale a pena reformar o estofado é com uma empresa especializada no serviço. Um profissional pode avaliar se a melhor opção é economizar com a reforma ou se chegou a hora de comprar um móvel novo.

Solicite o orçamento com uma empresa especializada e, em seguida, compare o valor da reforma com o preço de um móvel novo. Quando é mais barato reformar a peça, provavelmente vale a pena pagar pelo serviço.

Mas também há casos em que o preço não é o fator que deve falar mais alto nessa decisão. Como vimos anteriormente, um móvel pode carregar um valor sentimental ou ser uma peça única para a organização de uma casa.

Nesses casos, em vez de simplesmente substituir a peça por outra, a prioridade pode ser melhorá-la com um novo estofado. Assim, você poderá restaurar a beleza original da peça e manter vivo o valor sentimental dela.

Chegamos ao final do conteúdo e esperamos que você tenha gostado de conhecer as vantagens de investir na reforma de estofado. É importante lembrar que, além da reforma, existem cuidados que podem ajudar o seu móvel a durar mais tempo.

Gostou do conteúdo? Agora, aproveite para entender melhor como funciona a reforma de sofá!

Valdir

Valdir

Resumo Biografia

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp